“Entre 11 de março e 10 de julho de 2024, seis formandos do 51º CFS/QP frequentaram, no Regimento de Artilharia N.º 5 (RA5), a Formação em Contexto de Trabalho (FCT), também designada como Estágio do Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Terrestes (CTSP) da Arma de Artilharia.
Este Estágio visa a integração do aluno na dinâmica e organização da entidade de acolhimento (Unidade de Destino do Estágio – UDE), com o objetivo de aplicar e desenvolver um vasto leque de competências, bem como de participar, identificar, estudar e propor melhorias na sua atividade.
Durante o referido período o RA5 procurou proporcionar aos alunos, integrando-os na vida da Unidade, uma gama alargada de situações conducentes ao desenvolvimento de competências técnicas e militares, em contexto de trabalho, necessárias ao exercício das funções inerentes à categoria de Sargentos de Artilharia e do Exército Português.
Durante o estágio, para além da atividade normal da Unidade, os alunos tiveram a oportunidade de participar em exercícios de fogos reais de artilharia como o STRONG IMPACT e o ORION, bem como participar numa missão de Salvas de Artilharia inserida nas comemorações da Batalha de S. Mamede.
O RA5 deseja aos futuros Sargentos do Quadro de Artilharia as maiores venturas profissionais e pessoais.”