Entre os dias 13 e 17 de outubro de 2025, três militares do Regimento de Artilharia n.º 5 estiveram presentes em Cabo Verde, no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa, a fim de ministrarem formação sobre Sistemas Aéreos Não Tripulados de Asa Rotativa (SANT-AR).
A missão reuniu 12 participantes das Forças Armadas de Cabo Verde e focou-se na transferência de conhecimentos técnicos e práticos, em dois módulos, fundamentais para o uso seguro e eficiente destas tecnologias.
O primeiro módulo do curso centrou-se na Regulamentação e nas boas práticas de segurança no uso de SANT-AR, enquanto que o segundo foi dedicado à realização de voos, desde treinos até simulações em ambientes operacionais.
Esta ação reflete o compromisso de Portugal em apoiar o desenvolvimento das capacidades militares dos seus parceiros, promovendo uma maior segurança e eficácia na utilização de SANT-AR em missões de natureza diversa. A partilha de experiências entre os participantes reforçou o espírito de cooperação e a preparação para os desafios operacionais.