O Regimento de Artilharia N.º 4 (RA4), em Leiria, comemorou a 01 de julho, o seu 98.º aniversário, marcando a data em que, por Decreto de 29 de junho de 1927, a Artilharia marca presença na Cidade do Lis.
A cerimónia, presidida pelo Comandante da Brigada de Reação Rápida Brigadeiro-General Gamito Torres, contou com a presença de Autarcas, Forças de Segurança e Sociedade Civil de Leiria, outros Comandantes, Diretores e Chefes da estrutura do Exército, materializando assim a relação próxima entre a cidade do Lis e os seus “Fortes e Leais” Artilheiros.
O programa comemorativo, teve início a 12 de junho, promovendo uma ação de dádiva de sangue, em parceria com o Instituto Português do Sangue e Transplantação, com trinta e cinco inscritos militares e civis e a 26 de junho, a concretização do concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Teatro José Lúcio da Silva.
Os “Fortes e Leais” iniciaram o seu aniversário com uma cerimónia de Homenagem aos Mortos, na Parada General Barros Rodrigues, seguido de uma Sessão Solene no Auditório de “Santa Bárbara”, culminado com a visita a uma exposição estática, com os materiais do Grupo de Artilharia de Campanha 10.5 Rebocado.
O RA4 celebrou este dia marcando a sua divisa, honrando os que já partiram e destacando o profissionalismo e dedicação de todos os militares e funcionários civis que cumprem com lealdade.