Logo
Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019 |
LOGIN REGISTO
PESQUISAR
Efectue facilmente a sua pesquisa por
artigo, revista ou outras informações...
Notícias > Notícias 2019 > Gerais > 15ª Edição do Dia da Defesa Nacional no Regimento de Artilharia N.º5

Notícias

15ª Edição do Dia da Defesa Nacional no Regimento de Artilharia N.º5

18 Out 2019

O Dia da Defesa Nacional (DDN) visa sensibilizar os cidadãos para a temática da Defesa Nacional e divulgar o papel das Forças Armadas, a quem incumbe a defesa militar da República. Sendo a comparência no DDN um dever militar que abrange todos os cidadãos portugueses de 18 anos de idade, este desenrola-se nos Centros/Núcleos de Divulgação de Defesa Nacional, sedeados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas.

O Regimento de Artilharia N.º 5, em Vendas Novas, no período de 24 de setembro a 18 de outubro, num total de 19 dias úteis, estabeleceu-se como Núcleo de Divulgação da 15.ª Edição do DDN, aprontando as suas instalações para colaborar com o Ministério da Defesa Nacional (MDN) e receber no Regimento os cidadãos oriundos de 9 Concelhos: Vendas Novas, Évora, Montemor-o-Novo, Montijo, Arraiolos, Salvaterra de Magos, Benavente, Coruche e Alcácer do Sal, num total de 1918 cidadãos. Foram empenhados diariamente nas Jornadas do DDN um total de 03 oficiais, 10 sargentos e 20 praças, proporcionando aos cidadãos um contacto próximo com a instituição Militar, com o intuito de promover o papel relevante das Forças Armadas. Em simultâneo foram criadas atividades, com preponderância interativa, estimulante e segura, para os jovens cidadãos que cumprem o seu dever militar, materializadas em três percursos interativos de capacidades e meios: Uma primeira sala com armamento, meios de topografia, o sistema automático de comando e controlo da artilharia de campanha e o sistema mini UAV RAVEN, recentemente adquirido; uma segunda onde os cidadãos interagiam com o simulador de tiro INFRONT 3D; e no final uma demonstração de capacidades de meios onde além do material orgânico do Grupo de Artilharia de Campanha, estavam ainda presentes os radares de aquisição de alvos móveis e de armas, a estação meteorológica e uma viatura PANDUR. Os cidadãos tiveram também a oportunidade de interagirem com a Guarda Nacional Republicana (GNR), numa demonstração de meios e informação da sua missão, com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tendo como o propósito informar acerca das suas capacidades e formas de atuação, assim como com os Bombeiros Voluntários, não descurando a Câmara Municipal de Vendas Novas (CMVN), à qual coube informar acerca do património do conselho e aspetos relacionados com cidadania.
O encerramento de cada um dos dias foi materializado pela cerimónia do arrear da Bandeira Nacional, cerimónia para a qual eram convidados todos os jovem participantes.

Registe-se e...
SEJA SÓCIO
da Revista de Artilharia, por apenas 12€ por ano. Não perca! Conheças as condições e métodos de pagamento >
NEWSLETTER
Receba gratuitamente no seu email todas as novidades,
artigos e informações úteis da Revista de Artilharia.
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
INFORMAÇÕES
INFO SAÚDE
LINKS ÚTEIS
SÓCIOS
PAGAMENTOS ONLINE
Revista de Artilharia © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Site by omsite.com