Logo
Segunda-Feira, 16 de Dezembro de 2019 |
LOGIN REGISTO
PESQUISAR
Efectue facilmente a sua pesquisa por
artigo, revista ou outras informações...
Notícias > Notícias 2019 > Gerais > Seminário subordinado ao tema

Notícias

Seminário subordinado ao tema

12 Nov 2019

No âmbito das Comemorações do Dia da Arma de Artilharia e do Regimento de Artilharia N.º 5, decorreu no dia 12 de novembro de 2019 no Fórum Cultural “A Praça” em Vendas Novas, o Seminário subordinado ao tema “O RA5 nas Missões de Apoio ao desenvolvimento e Bem-estar”. Foram apresentadas quatro comunicações que pretenderam destacar a relevância das Missões de Apoio ao Desenvolvimento e Bem-Estar no contexto nacional, e o impacto direto na segurança e bem-estar da população e na imagem projetada pelo Exército Português.
O Seminário foi organizado em dois painéis numa lógica do geral para o particular, tendo existido no final de cada um, espaço para debate.

No âmbito das intervenções do primeiro Painel, que contou com as comunicações do Comandante José Ribeiro, Comandante Operacional Distrital no Comando Distrital de Operações e Socorro de Évora e do Tenente-Coronel Gilberto Lopes, Chefe da repartição CIMIC e Assuntos Civis do Comando das Forças Terrestres (CFT), foi abordada a permanente colaboração e coordenação do Exército com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil com destaque para o Plano de Apoio Militar de Emergência do Exército e para a realização do exercício CASCADE 19 em que o CFT se assumiu como um ator relevante.

No segundo Painel as comunicações foram realizadas pelo Tenente-Coronel Vitor Borges, Chefe das Operações no Quartel-General da Brigada de Intervenção e pela Drª Ana Barros, Vereadora da Câmara Municipal de Vendas Novas. Foi dado destaque à grande implantação territorial da Brigada de Intervenção e à responsabilidade de área do RA5, que, como Unidade Militar integrada na Brigada de Intervenção, abrange 10 Concelhos pertencentes a 3 Distritos e perfazendo cerca de 8 % do território nacional. Foi também abordada a crescente interação do RA5 com os municípios, em particular com o Município de Vendas Novas, Concelho em que o RA5 está física e permanentemente inserido, e que tem permitido criar sinergias com implicações para a população, projetando assim uma imagem de utilização criteriosa dos recursos públicos disponíveis, na proteção e bem-estar das populações e salvaguarda do património nacional.

Registe-se e...
SEJA SÓCIO
da Revista de Artilharia, por apenas 12€ por ano. Não perca! Conheças as condições e métodos de pagamento >
NEWSLETTER
Receba gratuitamente no seu email todas as novidades,
artigos e informações úteis da Revista de Artilharia.
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
INFORMAÇÕES
INFO SAÚDE
LINKS ÚTEIS
SÓCIOS
PAGAMENTOS ONLINE
Revista de Artilharia © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Site by omsite.com