Logo
Quarta-Feira, 03 de Junho de 2020 |
LOGIN REGISTO
PESQUISAR
Efectue facilmente a sua pesquisa por
artigo, revista ou outras informações...
Notícias > Notícias 2020 > Gerais > Dia da Defesa Nacional

Notícias

Dia da Defesa Nacional

05 Fev 2020

O Regimento de Artilharia Antiaérea n.º 1 (RAAA1), enquanto Centro de Divulgação de Defesa Nacional, encontra-se, desde o dia 09 de janeiro, a receber os jovens cidadãos que participam no Dia da Defesa Nacional. Este dia tem como objetivo sensibilizar os jovens para a temática da Defesa Nacional e divulgar o papel das Forças Armadas, informando-os acerca das missões essenciais, a sua organização e sobre os mais variados recursos que possuem, sobre as formas de prestação de Serviço Militar e as diferentes possibilidades.

Aos militares do RAAA1 cabe a realização de uma exposição ao final da manhã com uma vertente mais interativa, onde, durante cerca de 1h30, os cidadãos podem experimentar materiais e equipamentos, receber informação acerca dos mesmos e tirar dúvidas. Estes materiais e equipamentos estão divididos por 5 estações, sendo elas: Deslocamento Tático, Artilharia, Mobilidade Terrestre, Tiro e Equipamento Individual.

Na estação de Deslocamento Tático os jovens equipam-se com capacete e embarcam numa aventura, montados num Unimog 1300 L onde realizam um percurso todo-o-terreno no perímetro militar adjacente ao Regimento. De seguida encontram a estação de Artilharia, onde, após receberem uma breve explicação, podem experimentar e observar os diversos materiais, nomeadamente, o Sistema Míssil Portátil Stinger, o Obus M119 105 mm Light Gun, o Sistema Canhão 20mm Bitubo, o Sistema Aéreo Não-Tripulado Raven e os Alvos Aéreos, quando decorridos 15 minutos passam à estação de Mobilidade Terrestre. Esta é composta por meios Pesados, Médios e Ligeiros. Entre os quais se destacam o Sistema Míssil Ligeiro Chaparral, o Posto de Comando M577, a Viatura Blindada de Rodas 8x8 Pandur, o HMMWV, o CAV e o sistema de paraquedas. Na quarta estação os jovens recebem uma explicação acerca dos princípios do tiro e de seguida têm a oportunidade de efetuar um disparo com uma pistola de pressão de ar. Na última estação, a de equipamento individual, conseguem ver algum do novo e antigo equipamento do Exército, assim como armamento ligeiro e coletivo.

Para que a realização de todas estas atividades se tornasse possível, o RAAA1 recebeu o apoio indispensável de diversas unidades, nomeadamente, do Regimento de Artilharia n.º 4, do Regimento de Artilharia n.º 5, do Regimento de Infantaria n.º 14, do Regimento de Comandos, do Regimento de Paraquedistas e do Estado Maior do Exército.

Consignação IRS
Registe-se e...
SEJA SÓCIO
da Revista de Artilharia, por apenas 12€ por ano. Não perca! Conheças as condições e métodos de pagamento >
NEWSLETTER
Receba gratuitamente no seu email todas as novidades,
artigos e informações úteis da Revista de Artilharia.
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
INFORMAÇÕES
INFO SAÚDE
LINKS ÚTEIS
SÓCIOS
PAGAMENTOS ONLINE
Revista de Artilharia © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Site by omsite.com