A Bateria de Artilharia Antiaérea da Brigada Mecanizada (BtrAAA/BrigMec) integrou o Exercício “ORION 21”, que decorreu nos dias 09 a 13 de Maio de 2021 no Campo Militar de Santa Margarida. Durante o período de 09 a 11 decorreu em modo de Field Training Exercise (FTX) realizando treino operacional “Força contra Força”, o qual contou com a participação de várias Unidades da BrigMec, tais como o Grupo de Carros de Combate (GCC), constituindo a “cabeça” de um Agrupamento Mecanizado (AgrMec), o Grupo de Artilharia de Campanha 15.5 Autopropulsionado, a Companhia de Engenharia de Combate Pesada, a Companhia Transmissões, a Companhia de Comando e Serviços do Comando da BrigMec e o Batalhão de Apoio de Serviços, constituindo assim a TASK FORCE ALFA (TF ALFA), tendo como cenário uma Operação Retrógrada. Na Ofensiva encontrava-se a Very High Readiness Joint Task Force 22 (VJTF22) com unidades das três Brigadas do Exército Português. O exercício teve como finalidade treinar e preparar as Forças do Exército, com ênfase nas que se encontram em prontidão, no âmbito dos compromissos internacionais com a NATO e a União Europeia, sob a forma FTX e Live Fire Exercise (LFX). De destacar a participação da Brigada Mecanizada “Extremadura XI do Exército de Espanha que integrou a TF ALFA
A BtrAAA/BrigMec participou no exercício de modo a garantir a proteção antiaérea à BrigMec, focando na TF ALFA e com o seu Comando e Secção de Comando montou e operou o Posto de Comando da Bateria, aproveitando a oportunidade para treinar os seus Quadros no que concerne aos procedimentos táticos, perfazendo um total de 24 militares e quatro viaturas.
Todos os militares que participaram no exercício foram previamente sujeitos a teste para COVID-19, de acordo com as normas em vigor.