De 02 a 14 de maio, o Regimento de Artilharia Antiaérea N.º1 (RAAA1) participou no Exercício de nível Exército ORION 21, no Campo Militar de Santa Margarida, com o Módulo de Defesa Antiaérea (ModDefAA) do Agrupamento Mecanizado que integra a Brigada “Very High Readiness Joint Task Force 22", no âmbito da NATO “Response Force" 2022.
O ModDefAA, contou com um efetivo de 17 militares, integrados nas respetivas Seção Stinger, Seção Radar P-Star e Seção de Alvos Aéreos, do Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAA).
Foram desenvolvidos produtos operacionais de Escalão Batalhão e realizado treino de Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTP), procedimentos de Comando e Controlo (C2), com ênfase no treino de tarefas Contra Sistemas Aéreos Não Tripulados (C-SANT), treino de contramedidas eletrónicas de aeronave-radar e radar-aeronave e identificação das mesmas (Identification Friend or Foe - IFF).
De realçar, ainda, o uso da linguagem em inglês, tanto nos briefings, como nas transmissões e relatórios, contribuindo para a preparação dos militares quanto ao idioma de referência NATO.