Realizou-se no dia 23 de dezembro de 2021, na Sala de Honra do Grupo de Artilharia de Campanha 15.5 Autopropulsionado da Brigada Mecanizada (GAC 15.5 AP/BrigMec), a Cerimónia de Despedida do Tenente em Regime de Contrato Frederico Flauzino Reguinga, em virtude de ter atingido o limite de tempo de serviço no Exército.
A cerimónia foi presidida pelo Exmo. Comandante Quartel da Artilharia e do GAC 15.5 AP, Tenente-Coronel de Artilharia Nelson Mendes Rêgo, que na sua alocução deu ênfase aos seis anos de serviço do Tenente Reguinga nesta Unidade, após a qual foi lido o Louvor atribuído pelo Exmo. Brigadeiro-General Comandante da BrigMec e entregue o Medalhão e o Guião do GAC 15.5 AP, assim como o livro “40 anos da Artilharia Autopropulsionada ao Serviço do Exército Português”.
Ao longo de seis anos, o Tenente Reguinga, na qualidade de Observador Avançado da 2ª Bateria de Bocas de Fogo, participou em vários exercícios nacionais e internacionais, com destaque para o Exercício SIMACA/IBERIAN THUNDER 21 em Segóvia (ESPANHA). Habilitado com o curso de Operador do Simulador de Observação de Tiro INFRONT 3D, contribuiu para o treino das Equipas de Observação Avançada do GAC 15.5 AP e no apoio a formações externas de elementos de observação avançada de outras Unidades. Em 2021, integrou ainda o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração da Publicação Técnica do Exército (PTE) 245-02 Avaliação na Bateria de Bocas de Fogo Autopropulsionada.
O GAC 15.5 AP expressa um sentido agradecimento pelos serviços prestados pelo Tenente Reguinga ao GAC 15.5 AP, à BrigMec e ao Exército Português, desejando-lhe as maiores venturas pessoais e profissionais nesta nova fase da sua vida, na certeza que serão, no mínimo, idênticas às da sua passagem pelas fileiras do Exército Português.
“Vencerá co’furor do Ferro e Fogo”.