O Grupo de Artilharia de Campanha 15.5 Autopropulsionado (GAC 15.5 AP) da Brigada Mecanizada (BrigMec) conduziu o Command Post Exercise (CPX) do exercício STRONG IMPACT 22 (SI 22), que decorreu no Campo Militar de Santa Margarida de 14 a 18 de março de 2022.
Este exercício tem por finalidade garantir a proficiência operacional das Unidades de Apoio de Fogos e de Defesa Antiaérea do Exército, no planeamento, coordenação e condução de operações militares terrestres. Na edição deste ano o GAC 15.5 AP constitui-se como Audiência Primária de Treino (APT), assumindo a organização técnica e tática CPX, do Field Training Exercise (FTX) e do Live Fire Exercise (LFX).
O CPX teve por finalidade executar o planeamento de operações, com vista à elaboração dos documentos operacionais que irão permitir a condução tática no decorrer do FTX, sendo antecedido de um Battle Staff Training, onde foram revisitados os enquadramentos doutrinários associados ao Processo de Operações e Planeamento Tático e de inserção da Artilharia de Campanha nesse processo.
No âmbito da cooperação existente desde 2018 entre o GAC 15.5 AP e o Grupo de Artilleria de Campaña XI (GACA XI) da Brigada Extremadura XI de Espanha, um Oficial e um Sargento desta Unidade participaram no CPX, no âmbito de uma iniciativa conjunta do Comando das duas Unidades em constituir um Posto de Comando (PC) combinado com militares dos dois países. Esta iniciativa, para além da oportunidade de exercitar as táticas, técnicas e procedimentos de Artilharia de Campanha, constituiu-se igualmente num momento de trocas de experiências, e principalmente, de reforço da Camaradagem e Coesão existente entre estas duas Unidades de Artilharia de Campanha de Portugal e Espanha.