O Grupo de Artilharia de Campanha 15.5 Autopropulsionado (GAC 15.5 AP) da Brigada Mecanizada (BrigMec) e o Grupo de Artilleria de Campaña XI (GACA XI) da Brigada Extremadura XI do Exército de Espanha treinam interoperabilidade no decorrer do Exercício GAMMA 22, que decorre de 16 a 30 de maio de 2022 no Campo de Manobras de São Gregório, em Saragoça (Espanha). No dia 19 de maio os dois Grupos realizaram um Cross Training com constituição de equipas mistas com militares de ambos os países, com a finalidade de integrar várias componentes de Artilharia de Campanha, nomeadamente, as Equipas de Observação Avançada (OAv), o Posto Central de Tiro (PCT) e as Secções de Bocas de Fogo (BF) AP. A componente da OAv fez uso do Sistema de Observação Digital CORAL 3D do GAC 15.5 AP, a partir do qual foram efetuados pedidos de tiro para o PCT de uma das Baterias do GACA XI que efetuou fogos reais nesse dia.
Na vertente do PCT foram calculados elementos de tiro, face aos diversos pedidos de tiro efetuados pelas Equipas de OAv, no sentido de observar os procedimentos de cálculo de tiro de cada PCT, em particular com recurso ao Sistema de Comando e Controlo e de Cálculo de Tiro TALOS que equipa o GACA XI.
Ao nível dos sistemas de armas de AC, as Secções de BF AP efetuaram deslocamentos táticos e entradas em posição com o principal sistema de armas que equipa ambos os Grupos, o Obus AP M109A5 155/39mm.
A realização do Cross Training constitui-se uma excelente oportunidade para melhorar a interoperabilidade, no quadro combinado, potenciando as sinergias entre estas duas Unidades de Artilharia dos Exércitos de Portugal e Espanha.