Teve lugar no Regimento de Artilharia N.º 5 (RA 5), em 08 de março de 2017, no âmbito do Despacho N.º 100/2012 de S. Ex.ª o Chefe do Estado-Maior do Exército, uma Cerimónia de Imposição de Medalhas Comemorativas das Campanhas a ex-Combatentes no Ultramar, residentes na área de responsabilidade de apoio do Regimento, a qual foi presidida pelo Comandante do RA 5, Coronel de Artilharia João Luís Morgado Silveira.
Após a receção aos ex-Combatentes e acompanhantes no átrio do Edifício de Comando da Unidade, seguiu-se a cerimónia de Homenagem aos Mortos junto do Monumento aos Artilheiros Mortos na I Grande Guerra, com a presença de uma Secção e deposição de uma coroa de flores.
Dando seguimento ao programa da cerimónia, procedeu-se à integração do Estandarte Nacional na formatura com a entoação do Hino Nacional, tendo em ato seguido o Comandante do RA 5 proferido uma alocução alusiva ao momento.
Esta cerimónia simples, mas plena de significado que se revestiu de uma enorme carga emotiva, realizou-se na Parada Gen Bernardo Faria perante formatura geral da Unidade, tendo contado com a presença de 10 ex-combatentes, alguns dos quais acompanhados de familiares e amigos que se quiseram associar ao evento. Terminada a cerimónia, seguiu-se uma visita guiada ao Museu da Escola Prática de Artilharia, Capela Real e Palácio das Passagens, terminando com um lanche de convívio na Sala de Oficiais.