No período de 7 a 10 de março de 2017 o Grupo de Artilharia de Campanha da Brigada de Reação Rápida (GAC BrigRR) participou no exercício REAL THAW 17 (RT17) que decorreu no Campo Militar de Santa Margarida (CMSM), na modalidade Field Training Exercise (FTX) e Live Fire Exercise (LFX), como audiência secundária de treino, com a finalidade de garantir a proficiência operacional do GAC BrigRR no planeamento, coordenação e controlo do apoio de fogos, durante a conduta de operações terrestres, com a integração de fogos com aéreos.
Participaram no exercício 123 militares (10 oficiais, 26 sargentos e 85 praças), 115 militares do GAC BrigRR e 7 militares exteriores à unidade. O exercício contou igualmente com a participação de 19 militares americanos da 1-19 CAV, 173rd Infantary Brigade (Airborne).
O GAC BrigRR assumiu a sua estrutura orgânica constituída por uma Bateria de Bocas-de-fogo equipada com 6 sistemas de armas obus M119 LG 105mm, e a Bateria de Comando e Serviços, que se organizou de modo a garantir a montagem das redes rádio de voz e dados, fornecer o controlo topográfico, distribuir munições, confecionar alimentação, efetuar o reabastecimento e garantir o apoio sanitário e de manutenção ao GAC BrigRR como um todo.
O exercício RT 17 constituiu uma oportunidade de treino para o GAC BrigRR, particularmente no que diz respeito à integração de fogos terrestres e aéreos sobre o mesmo objetivo, permitindo manter a qualificação dos observadores avançados na execução deste tipo de missões.
A integração de uma unidade apoio de fogos americana no exercício, equipada com o morteiro 120mm constituiu, igualmente, outra oportunidade para efetuar treino combinado, permitindo aferir procedimentos ao nível da aquisição de objetivos, observação do tiro, integração de fogos com diferentes sistemas de armas e da coordenação, comando e controlo de missões de tiro.