O Grupo de Artilharia de Campanha da Brigada de Intervenção (GAC/BrigInt) realizou o exercício de campo (FTX) URANO 17-1, de 08 a 11 de maio de 2017, na região de Vendas Novas e no Polígono de Tiro do Regimento de Artilharia N.º 5 (RA 5).
No dia 11 de maio de 2017, o Exmo. Comandante da Brigada de Intervenção efetuou uma vista ao exercício URANO 17-1. Após ter sido recebido pelo Comandante do RA 5, o Exmo. BGen Xavier de Sousa visitou o Posto de Comando (PC) do GAC/BrigInt, assistiu à entrada em posição da 2.ª Bateria de Bocas-de-Fogo (2.ª Btrbf) e a uma apresentação de capacidades das Equipas de Observadores Avançados do GAC/BrigInt.
Este exercício teve como objetivo exercitar os procedimentos táticos e técnicos do GAC/BrigInt, a fim de contribuir para a manutenção das capacidades operacionais do GAC. Durante o exercício, a 2.ª Btrbf, efetuou a ocupação tática de várias posições de artilharia, a Bateria de Comando e Serviços montou a área de apoio de serviços e o PC do GAC.
Com o conjunto de atividades desenvolvidas no exercício URANO 17-1 (FTX), pretendeu-se criar as condições para a execução do planeamento de Apoio de Fogos, tendo como base o tema tático utilizado pela BrigInt nos exercícios da série DRAGÃO.
O exercício URANO 17-1 (FTX) contou com a participação total de 124 militares, designadamente: 7 Oficiais, 18 Sargentos e 85 Praças. Além destes militares do GAC/BrigInt, o Estágio em Contexto Operacional que decorre no RA 5, frequentado por 6 Oficiais do TPOA e 8 Sargentos do CFSA também acompanharam o exercício.