Decorreu no período de 20 a 26 de maio de 2017, no Campo Militar de Santa Margarida (CMSM), o exercício, de nível Exército, “EFICÁCIA 17” com a finalidade de garantir a proficiência operacional das unidades de apoio de fogos, no planeamento, coordenação e controlo do apoio de fogos, durante a conduta de operações terrestres.
O exercício envolveu meios de apoio de fogos das três Brigadas do Sistema de Forças do Exército e das Zonas Militares da Madeira e dos Açores. E contou, igualmente, com a participação de uma Bateria de Artilharia Antiaérea da Brigada Mecanizada, que incluiu elementos do Regimento de Artilharia Antiaérea N.º 1, de meios de apoio de fogos do Corpo de Fuzileiros da Marinha, de uma Bateria de Artilharia de Campanha da Brigada de Infantaria Mecanizada “Estremadura XI”, do Exército Espanhol, e meios da Força Aérea, num total de 631 militares.
A primeira fase do exercício, destinada à projeção das forças e montagem do dispositivo, decorreu de 20 a 21 de maio, destacando-se neste período a realização da cerimónia de abertura e de um programa de treino cruzado.
No período de 22 a 24 de maio, decorreu o Field Training Exercise, com as Baterias de Bocas de Fogo nacionais, como audiências de treino primárias.
A fase do Live Fire Exercise decorreu, nos dias 25 e 26 de maio, com a realização de fogos reais no polígono de tiro do CMSM, destacando-se a integração de fogo real de artilharia com aeronaves da Força Aérea e a execução de missões de tiro simultâneo no objetivo com a Bateria do Exército Espanhol.
O exercício EFICÁCIA 17 finalizou, no dia 26 de maio de 2017, com a realização do Distinguished Visitor Day, presidido pelo Exmo. Diretor Honorário da Arma de Artilharia, Major-General Ulisses Joaquim de Carvalho Nunes de Oliveira.