No âmbito do projeto do Sistema Integrado de Comando e Controlo para a Artilharia Antiaérea (SICCA3), tendo em vista a sua Capacidade Operacional Final (FOC – Final Operational Capability), decorreram no Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1 (RAAA1) durante o mês de julho, um curso relacionado com o rádio MIDS e a 1ª fase da certificação pelo Gabinete Nacional de Segurança (GNS).
O curso de formação em operação e programação dos rádios Multifunction Information Distribution System – Low Volume Terminal (MIDS – LVT), decorreu no RAAA1 entre os dias 03 e 07 de julho de 2017. Este curso foi ministrado por 2 elementos da Navy Network Design Facility e visou dois blocos de formação: Introdução ao Design de Rede em Link-16 e Segurança de Comunicações em Link-16. Este foi frequentando por 18 militares, sendo 09 destes do RAAA1, 05 da Direção de Comunicações e Sistemas de Informação (DCSI) e destacamento de Paço de Arcos da Unidade de Apoio Geral de Material do Exército (UAGME) e 04 do Comando Aéreo da Força Aérea Portuguesa (CA/FAP).
Relativamente ao processo de credenciação de segurança física do SICCA3, este decorreu no dia 26 de julho de 2017 nas instalações do RAAA1, tendo sido obtido sucesso nestes objetivos. Esteve presente o TCor Marques Maia, chefe da Equipa Multi Disciplinar de Garantia da Informação do GNS, tendo sido recebido e acompanhado pelo Comandante do Grupo de Artilharia Antiaérea da Brigada de Intervenção (GAAA/BrigInt), TCor Pinheiro Barreira, juntamente com outros militares desta unidade. Para a realização desta credenciação foram preparadas algumas apresentações demonstrativas das atividades e capacidades do GAAA/BrigInt, assim como acerca de todos os pormenores relativos às responsabilidades dos militares envolvidos na segurança do SICCA3, a organização deste dispositivo e o seu modo de funcionamento. Na continuidade destas apresentações, foi efetuada a visita e inspeção ao dispositivo preparado, no qual se verificaram todos os aspetos referidos anteriormente, tendo sido esclarecidas todas as dúvidas, culminando com grade sucesso a 1ª Fase da Certificação.