Logo
Segunda-Feira, 30 de Dezembro de 2024 |
LOGIN REGISTO
PESQUISAR
Efectue facilmente a sua pesquisa por
artigo, revista ou outras informações...
Notícias > Notícias 2017 > Gerais > NOTÍCIA – EXERCÍCIO TOBRUQ LEGACY 2017

Notícias

NOTÍCIA – EXERCÍCIO TOBRUQ LEGACY 2017

25 Jul 2017

Integrado no Military Education and Training Plan da NATO 2016-2020, realizou-se de 11 a 23 de julho de 2017 na Military Training Area MK Air Base na Roménia o Exercício TOBRUQ LEGACY 2017 (TOLY17), com a finalidade primária testar a interoperabilidade técnica entre os Surface Based Air Defence Operations Center (SBADOC) das diversas nações da NATO em coordenação com o United States Army in Europe (USAREUR). O exercício foi estruturado de modo recriar o NATO Joint Forces Air Component (NATO JFAC) localizado habitualmente em Rammstein na Alemanha, tendo sido materializado para efeitos do Exercício TOLY 17 ao nível do HICON e EXCON, na Mihail Kogalniceanu (MK) Air Base na Roménia.
Para poder testar a interoperabilidade do comando, controlo e comunicações num ambiente multinacional, foram criados três Surface Based Air Defense Operations Center (SBADOC) localizados respetivamente em Siauliai na Lituânia (SBADOC – North); em Hradiste na República Checa (SBADOC – Center) e em Capu Midia na Roménia (SBADOC – South).
Este ano, o exercício TOLY 17 foi inserido no exercício SABER GUARDIAN 17 da NATO, tendo sido organizado pelo USAREUR e contou com a participação de 22 países com cerca de 1800 militares envolvidos, visando demonstrar o grau de prontidão necessário das Forças da NATO, de modo a garantir uma defesa coletiva credível e com elevada prontidão de resposta no aprontamento de Forças.
A execução do exercício centrou-se na criação de um dispositivo de Defesa Antiaérea composto por sistemas de longo, médio, curto e muito curto alcance, dos quais se destacam os Sistemas Míssil SA6, PATRIOT, AVENGER, HAWK e o Sistema Canhão GEPHARD. Foram ainda executados fogos reais no SDADOC-South em Capu Midia com os Sistemas AVENGER, HAWK e GEPHARD.
Durante o decorrer do Exercício procurou-se ao nível operacional, alcançar os objetivos NATO National Targets 2013 e ao nível tático conseguir a interoperabilidade entre as unidades GBADOC através dos vários protocolos de comunicação disponíveis, bem como validar os procedimentos na condução de operações.
O Regimento de Artilharia Antiaérea N.º 1 (RAAA1) fez-se representar no TOBRUQ LEGACY 2017 pelo Comandante do Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAA) que desempenhou funções no HICON, EXCON e no SBADOC-South em Capu Midia, realizando não só trabalho técnico, mas também de caráter operacional. Foi ainda muito proveitoso trabalhar com a Data Link Management Cell (DLMC), porque permitiu compreender de forma prática, como trabalham estes equipamentos e as ligações que futuramente serão possíveis estabelecer com o SICCA3.
Deste modo, o Exercício TOLY17 foi de grande relevância e interesse para o desenvolvimento da Artilharia Antiaérea Portuguesa, quer pela recolha de ensinamentos e experiência, quer também pelo estabelecimento de importantes contatos com outras entidades representativas dos Estados membros da NATO, nomeadamente quando se pretende implementar o Sistema Integrado de Comando e Controlo para a Artilharia Antiaérea (SICCA3), que permitirá não só a integração plena no Sistema de Defesa Aérea Nacional, mas também a incorporação com outras Forças Conjuntas e Combinadas no quadro da Aliança Atlântica.

Consignação IRS
Registe-se e...
SEJA SÓCIO
da Revista de Artilharia, por apenas 12€ por ano. Não perca! Conheças as condições e métodos de pagamento >
NEWSLETTER
Receba gratuitamente no seu email todas as novidades,
artigos e informações úteis da Revista de Artilharia.
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
INFORMAÇÕES
INFO SAÚDE
LINKS ÚTEIS
SÓCIOS
PAGAMENTOS ONLINE
Revista de Artilharia © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Site by omsite.com