No âmbito das comemorações do Dia da Artilharia, realizou-se no RG3, no dia 4 de dezembro, um conjunto de atividades referentes à celebração da efeméride que contaram com a participação de todos os Oficiais e Sargentos da Arma, colocados na ZMM, e das Praças pertencentes ao Pelotão de Artilharia Antiaérea/BI/RG3.
As comemorações iniciaram-se na segunda-feira, dia 4 de dezembro, com a cerimónia de Homenagem aos Mortos junto ao monumento evocativo, na Parada Gonçalves Zarco, contando com a presença do Vigário da Paróquia da Nazaré, Padre Pedro Nóbrega e sendo presidida pelo Exmo. 2º Cmdt da ZMM, Cor Cav Duarte. Após esta cerimónia simbólica, os convidados reuniram-se no Átrio Brigadeiro Eduardo Pires, onde foi lida a Evocação de Santa Bárbara, frente à respetiva estátua, pelo Ten Art João Nogueira, Cmdt do PelAAA. A Fanfarra do RG3 executou, de seguida, o toque da “Sulipanta”.
Seguiu-se uma visita ao Núcleo Museológico da Bateria de Costa, conduzida pelo TCor Art Botelho, diretor do Museu Militar do Funchal, onde os artilheiros tomaram contacto com a história e património da Artilharia de Costa do arquipélago da Madeira. As celebrações culminaram com um almoço convívio no Parque de Armas Pesadas da CAC/BI, madeira de honra e o grito da Arma de Artilharia.