O Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1 (RAAA1), herdeiro das tradições históricas do Regimento de Artilharia de Costa (RAC) organizou, em 29 de Novembro de 2017, o encontro evocativo do Regimento de Artilharia de Costa, por ocasião do seu aniversário, com o intuito de preservar o sentimento de pertença e de coesão dos militares e civis que prestaram serviço nesse Regimento.
O encontro evocativo contou com a presença de militares no ativo, antigos militares e civis que prestaram serviço no RAC, perfazendo um total de 47 convidados. A celebração desta efeméride iniciou-se com a visita ao Salão Nobre do RAAA1, onde se encontra patente uma exposição permanente alusiva àquele Regimento, seguida de uma Cerimónia de Homenagem aos Mortos em memória dos antigos militares e funcionários civis do RAC. O encontro prosseguiu com o almoço que proporcionou momentos de agradável convívio e o relembrar de tempos passados.
O Exmo. Comandante do RAAA1, Coronel de Artilharia António José Ruivo Grilo usou da palavra, referindo a importância destes eventos, bem como a disponibilidade do Regimento em apoiar a perpetuação da herança histórica do Regimento.
Num ambiente muito salutar, no qual se manifestou o agradecimento pelo empenho do Regimento neste evento, houve lugar ao simbólico corte do bolo alusivo ao RAC, encerrando com o antigo grito da Artilharia de Costa.