Tiveram lugar no dia 04 de dezembro, em Vendas Novas, as tradicionais comemorações do dia da Arma de Artilharia e do Regimento de Artilharia N.º 5 (RA 5), com diversas atividades de natureza militar e cultural.
O dia iniciou-se com a cerimónia do içar da Bandeira Nacional e uma missa de sufrágio e de ação de graças na Capela Real, em honra de todos os Artilheiros já falecidos.
Pelas 10h30 iniciaram-se as cerimónias militares com uma Guarda de Honra a Sua Excelência o General Chefe do Estado-Maior do Exército, General Frederico José Rovisco Duarte, acompanhada por salvas de Artilharia, seguindo-se depois uma parada militar que integrou todas as Unidades de Artilharia.
Integrada no programa das festividades, teve ainda lugar na Parada General Bernardo de Faria, a cerimónia de passagem do Bastão ao novo Diretor Honorário da Arma de Artilharia, Exmo. Major-General Cóias Ferreira, bem como a imposição de condecorações a militares e ex-combatentes, a que se seguiu o desfile das Forças em Parada.
Na mesma Parada, a Banda do Exército interpretou algumas composições musicais, designadamente os Hinos do Exército e da Artilharia. As cerimónias tiveram depois continuidade com uma Sessão Solene no Auditório do RA 5, onde foi entregue o prémio Revista de Artilharia e apresentação do artigo premiado, assim como a apresentação do Boletim do RA 5 e o lançamento do livro “A Artilharia Portuguesa na I GG”, da autoria do Tenente-Coronel na Reserva Marquês de Sousa.