Em 22 de dezembro de 2017 celebrou-se no Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1 (RAAA1), a cerimónia de entrega do Estandarte Nacional ao Contingente Nacional (CN) da European Union Training Mission (EUTM) para a República Centro-Africana (RCA).
A cerimónia militar foi presidida por S. Exa. o Ministro da Defesa Nacional, Prof. Doutor José Azeredo Lopes, destacando-se a presença de S. Exa. o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), General Artur Neves Pina Monteiro, de S. Exa. o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General Manuel Teixeira Rolo, de S. Exa. o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General Frederico José Rovisco Duarte e do Vice-Almirante Henrique Eduardo Passalaqua de Gouveia e Melo (em representação de S. Exa. o Chefe do Estado-Maior da Armada). Contando também com a presença do Exmo. Comandante das Forças Terrestres em regime de suplência, Tenente-General Marco António Mendes Paulino Serronha, o Exmo. Comandante da Brigada de Intervenção, Brigadeiro-General Francisco Xavier Ferreira de Sousa e o Exmo. Comandante do RAAA1, Coronel de Artilharia António José Ruivo Grilo.
Com grande simplicidade e nobreza, o momento de maior significado da cerimónia ocorreu quando S. Exa. o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General Frederico José Rovisco Duarte, procedeu à entrega em mãos ao Comandante da Força Aprontada, Brigadeiro-General Hermínio Teodoro Maio, o símbolo máximo da Pátria – o Estandarte Nacional.
Para encerrar da melhor forma tal ato solene, procedeu-se ao desfile das Forças em Parada, seguindo-se a fotografia com os todos os Militares em questão e seus familiares, terminando com a assinatura do Livro de Honra do CN da EUTM para a RCA.