A crescente contenção e redução das despesas bem como a redução de efetivos, aliados à tecnicidade dos equipamentos têm sido fatores potenciadores no incremento da utilização de sistemas de simulação. Estando cientes que a simulação não substitui completamente a operação com os meios reais, o Regimento de Artilharia N.º 5 (RA5) realizou entre 21 e 30 de outubro o 1.º Curso de Operador INFRONT 3D, no Centro de Simulação de Apoio de Fogos e Efeitos (CESAFE).
O curso que habilita os militares a desempenhar as funções inerentes ao cargo de Operador do Sistema INFRONT 3D, teve a duração de 7 dias uteis de formação, num total de 51 tempos escolares, tendo sido frequentado por 6 formandos, 2 Oficiais e 4 Sargentos.
Esta ação, tendo em consideração que o RA5 se constitui como Pólo de Formação no âmbito da Escola da Armas e ainda no âmbito do Sistema de Formação do Exército, é com efeito uma mais-valia não apenas no scope do Encargo Operacional, mas também para o apoio ao Plano de Formação Inicial dos Oficiais e Sargentos do Quadro Permanente e do Regime de Voluntariado e Contrato.