O GAC/BrigInt executou tiro real com espingarda automática 7,62mm G3 (EspAut G3), ao longo do mês de outubro de 2015, nas carreiras de tiro do RA5 e do Campo de Tiro de Alcochete, a fim de cumprir o tiro de manutenção do encargo operacional das Unidades de Artilharia de Campanha.
O tiro de manutenção iniciou-se nos dias 13 e 14OUT15 na carreira de tiro do RA5, através da execução da tabela de adaptação da EspAut G3 aos 100 e 200 metros, esta última com o recurso a alvos Homotéticos para simular a distância pretendida.
Nos dias 20 e 21OUT15 decorreu, também na carreira de tiro do RA5, aos 50m, o tiro instintivo com EspAut G3, tendo sido cumprida a tabela de iniciação do tiro instintivo diurno e adaptação ao tiro instintivo diurno e noturno.
No dia 22OUT15, realizou-se o treino para o Tiro de Combate com a finalidade de normalizar procedimentos e preparar os militares para o tiro real em condições semelhantes às de combate. O tiro de combate decorreu nos dias 26 e 27OUT15, no Campo de tiro de Alcochete tendo sido cumprida a tabela de iniciação ao Tiro de Combate individual e de parelha. O Tiro de combate foi constituído por uma pista de aquecimento que implicava a execução de diversas técnicas da Ginástica de Aplicação Militar (GAM), seguida de uma pista de combate com posições de atirador deitado, de joelhos e de pé.
As sessões de tiro de armamento ligeiro planeadas foram cumpridas com aproveitamento e conduzidas com a máxima segurança, por forma a evitar danos pessoais e materiais, garantindo em todos os momentos a prevenção e controlo de acidentes.