Num Campo Militar que fervilha de atividade tendo em vista a concretização do exercício TRJE 15 ressalta o intenso treino operacional que as subunidades da Brigada Mecanizada estão a concretizar. Começando com a participação do GAC/BrigMec no exercício EFICÀCIA 15, em que pela primeira vez foi possível a transmissão digital de dados entre o radar de localização de armas e o PCT do Grupo, durante uma missão de tiro real. Este desiderato só foi possível graças à disponibilização de rádios da família 525, o que coloca esta unidade na vanguarda da tecnologia e deste modo elegível para a mais exigentes missões que lhes queiram cometer.
A capacidade mecanizada de lagartas, através do 1BIMec/BrigMec, realiza mais um exercício da série LINCE, sobre o tema de operações defensivas, focado nas tarefas que irá desempenhar como OPFOR durante o exercício TRJE15.
A capacidade LEOPARD, através de um Esquadrão de CC está a concretizar mais um exercício da série RINO, centrado no treino de operações ofensivas.
A CEng/BrigMec, emprega o seu pelotão de sapadores em reforço do 1BIMec/BrigMec na execução de trabalhos de mobilidade e contra mobilidade, desenvolvendo, em simultâneo, através do seu pelotão de Equipamentos, trabalhos gerais de engenharia, em proveito da construção da carreira de tiro, reparação da pista semi-preparada, reconstrução do Quartel Mestre D’Avis e apropriação de itinerários.
A BAAA/BrigMec, que vai integrar com forças e meios a BAAA/BrigInt durante o TRJE15, a par do treino das suas guarnições desenvolve um importante trabalho de aferição do IFF.
O BApSvc, aplicando os princípios da modularidade, enquanto aguarda a chegada de meios e equipamentos de reforço, oriundos do NSE/NRF16, está a executar todas as operações de reabastecimento e manutenção relacionadas com o TRJE15, quer na linha do treino operacional, quer na do apoio logístico real.