Este dia festivo terminou com a assinatura do Livro de Honra pelo Exmo. TGen DHAA, assim como a distribuição do Boletim do RA5." /> Este dia festivo terminou com a assinatura do Livro de Honra pelo Exmo. TGen DHAA, assim como a distribuição do Boletim do RA5."/>
Logo
Sábado, 18 de Setembro de 2021 |
LOGIN REGISTO
PESQUISAR
Efectue facilmente a sua pesquisa por
artigo, revista ou outras informações...
Notícias > Notícias 2020 > Gerais > Dia da Arma de Artilharia e do RA5

Notícias

Dia da Arma de Artilharia e do RA5

04 Dez 2020

Em 04 de dezembro de 2020, tiveram lugar em Vendas Novas as cerimónias comemorativas do Dia da Arma de Artilharia e do Regimento de Artilharia N.º 5 (RA 5).


Este ano, e face à atual situação pandémica da COVID-19, o programa das festividades foi reajustado mantendo, no entanto, a dignidade e o rigor que são apanágio da Arma de Artilharia.
Presidida pelo Exmo. Diretor Honorário da Arma de Artilharia (DHAA), TGen Fernando Joaquim Alves Cóias Ferreira, a efeméride iniciou-se com as cerimónias do Içar da Bandeira Nacional e de Homenagem aos Mortos em Combate.


Dando continuidade ao programa das festividades, seguiu-se a Sessão Solene no Auditório do RA 5, a qual foi transmitida em direto no Facebook da Revista de Artilharia, tentando desta forma, aproximar todos aqueles que, face ao atual contexto, não puderam marcar presença física no RA5.


A Sessão Solene, iniciou-se com uma alocução alusiva ao Dia da Arma de Artilharia proferida pelo Exmo. DHAA, seguindo-se um Seminário em que foram abordados os seguintes temas: “A Artilharia Portuguesa na formação de Portugal (1143-2012)” pelo Major de Art Nuno Calhaço e “Perspetiva de Futuro da Artilharia Portuguesa” pelo TCor Art Simão Sousa.


A Sessão Solene concluiu-se com o Momento Revista de Artilharia, onde após a nota de Abertura proferida pelo Exmo. Presidente da Comissão Executiva da Revista de Artilharia, MGen João Jorge Botelho Vieira Borges, se seguiu a entrega dos prémios de 2020, designadamente o “Prémio Revista de Artilharia 2020”, atribuído ao Ten Art José Pedro Duarte dos Santos, com o tema "O emprego da Artilharia De Campanha em Operações com Ameaças hibridas", e do prémio "Coronel de Artilharia Zephyrino Brandão", que distingue o autor que se tenha destacado pela sua colaboração e dedicação à Revista, atribuído, no presente ano, ao TCor Art Luís Eduardo da Silva Ferreira Laranjo com o artigo “Os Artillhery Days 2017 da Empresa NEXTER no contexto do reequipamento da Artilharia de Campanha”.

Este dia festivo terminou com a assinatura do Livro de Honra pelo Exmo. TGen DHAA, assim como a distribuição do Boletim do RA5.

Registe-se e...
SEJA SÓCIO
da Revista de Artilharia, por apenas 12€ por ano. Não perca! Conheças as condições e métodos de pagamento >
NEWSLETTER
Receba gratuitamente no seu email todas as novidades,
artigos e informações úteis da Revista de Artilharia.
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
INFORMAÇÕES
INFO SAÚDE
LINKS ÚTEIS
SÓCIOS
PAGAMENTOS ONLINE
Revista de Artilharia © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Site by omsite.com