Logo
Segunda-Feira, 27 de Setembro de 2021 |
LOGIN REGISTO
PESQUISAR
Efectue facilmente a sua pesquisa por
artigo, revista ou outras informações...
Notícias > Notícias 2015 > Gerais > ARTILHARIA DE CAMPANHA PORTUGUESA NO EXERCICIO TRIDENT JUNCTURE

Notícias

ARTILHARIA DE CAMPANHA PORTUGUESA NO EXERCICIO TRIDENT JUNCTURE

04 Nov 2015

Na fase LIVEX do Exercício Trident Juncture 15 (TRJE15), que decorre no Campo Militar de Santa Margarida até 06 de novembro, o Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) tem como missão assegurar o apoio de fogos contínuo e oportuno à Brigada Multinacional Canadiana (MN CA Bde) que é constituída por cerca de 2.700 militares de sete nacionalidades.
Esta subunidade da MN CA Bde é um GAC misto constituído por 253 militares de 3 Baterias: a Bateria de Comando e Serviços com 77 militares, onde se inclui o Pelotão de Aquisição de Objetivos do Regimento de Artilharia Nº 5 (Vendas Novas); a 1ª Bateria de Bocas-de-fogo (Light Artillery Battery NRF 2015), equipada com o obus M119 LG 105 mm, constituída por 93 militares do Regimento de Artilharia Nº 4 (Leiria); e a Bateria M109 A5 AP 155 mm, com 83 militares do GAC/BrigMec (Santa Margarida).
A primeira fase do LIVEX decorreu num período de 10 dias, denominado Serialized Field Training Program (SFTP), e teve como objetivo treinar as Táticas Técnicas e Procedimentos (TTP) das unidades da MN CA Bde. Nesta fase de treino, que permitiu estabelecer a interoperabilidade entre as forças multinacionais, destacam-se as sessões de fogos reais efetuadas pelas Baterias do GAC em apoio aos Batalhões de manobra Português, Italiano e Canadiano. Os pedidos e regulação do tiro foram efetuados por observadores avançados e equipas de controladores aéreos italianos, canadianos e portugueses que integraram o apoio de fogos do GAC com a manobra terreste e missões de apoio aéreo próximo da Força Aérea.
Durante a conduta do SFTP foi possível confirmar a prontidão e capacidade de resposta do GAC, não só em termos de procedimentos NATO, mas também na capacidade dos sistemas de armas e meios de comando e controlo. Constatando-se que os meios da Artilharia de Campanha nacionais estão prontos a atuar, de forma autónoma, em ambiente multinacional e em todo o espetro das operações.
Na segunda fase do LIVEX, que vai decorrer até 06 de novembro, vai ser efetuada a travessia do Rio Tejo e um ataque deliberado para conquistar uma posição defensiva inimiga. Durante toda esta operação o GAC vai continuar a assegurar o apoio de fogo contínuo e oportuno à MN CAN Bde.
Registe-se e...
SEJA SÓCIO
da Revista de Artilharia, por apenas 12€ por ano. Não perca! Conheças as condições e métodos de pagamento >
NEWSLETTER
Receba gratuitamente no seu email todas as novidades,
artigos e informações úteis da Revista de Artilharia.
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
INFORMAÇÕES
INFO SAÚDE
LINKS ÚTEIS
SÓCIOS
PAGAMENTOS ONLINE
Revista de Artilharia © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Site by omsite.com