No âmbito do planeamento e execução de missões de vigilância e controlo do Espaço Estratégico de Interesse Nacional e de missões de resposta a agressões à Soberania Nacional, decorreu no período compreendido entre 13 e 20NOV15, na Ilha da Madeira e Porto Santo, o Exercício conjunto “ZARCO152” que, entre outras forças do Exército, Marinha e Força Aérea, contou com a participação dos ECOSF (BI e BtrAAA).
A projeção e retração dos meios humanos e materiais efetuou-se abarcando as valências marítimas e aéreas, civis e militares, ao dispor das forças.
O exercício que visou o treino de uma Crisis Response Operation (CRO) na Area of Responsibility (AOR) do COM, no âmbito dos seus planos operacionais de contingência desenvolveu, na sua maioria, a sua fase LIVEX na Ilha do Porto Santo, apoiado nas instalações existentes no Destacamento do Porto Santo.
O Batalhão e a Bateria cumpriram as suas tarefas conforme o prescrito nos planos que, com o decorrer da evolução do cenário materializado por uma ameaça no terreno, iam sendo libertados para planeamento dos escalões inferiores.
O Livex do Exercício desenvolveu-se na ilha de PORTO SANTO tendo o Regimento de Artilharia Antiaérea N.º 1 (RAAA1) participado com uma Esquadra Stinger e uma Secção Radar P-STAR. Essas forças garantiram a proteção Antiaérea (AA) do Aeroporto de PORTO SANTO, bem como a proteção AA às forças de manobra, nomeadamente ao Grupo de Comandos e à equipa de Fuzileiros.