Entre os dias 15 e 19 de setembro e 22 a 25 de setembro de 2025, o Sistema Integrado de Comando e Controlo para a Artilharia Antiaérea (SICCA3), do Regimento de Artilharia Antiaérea Nº 1 da Brigada de Intervenção, participou nos exercícios Viper Sword e NATO Tiger Meet 25 (NTM25), respetivamente, organizados pela Força Aérea Portuguesa (FAP).
A integração do SICCA3 nestes exercícios permitiu testar, em ambiente operacional, diferentes cenários de defesa aérea, possibilitando simultaneamente reforçar a interoperabilidade das suas capacidades. Reforçado por elementos da Bataria de Artilharia Antiaérea da Brigada Mecanizada (BtrAAA/BrigMec), o SICCA3 demonstrou, uma vez mais, a sua importância no quadro da Defesa Aérea Integrada, assegurando que os meios do Exército Português possam operar em estreita articulação com a Força Aérea Portuguesa e com as forças dos países aliados da NATO.
A participação nestes exercícios reforça a aposta do Exército Português na modernização tecnológica e na capacidade de resposta conjunta e combinada, contribuindo de forma ativa para a segurança nacional e para o cumprimento dos compromissos internacionais de Portugal no seio da Aliança Atlântica.