Nos dias 23 e 24 de julho de 2025, o Regimento de Artilharia Antiaérea N.º 1 (RAAA1) organizou quatro sessões, proferidas pelo Capitão Técnico de Saúde, Pires Batista, subordinada ao tema “Suporte Básico de Vida e Obstrução de Via Aérea”, com o objetivo de sensibilizar e capacitar os participantes para a importância de uma atuação rápida e eficaz em situações de emergência médica.
As ações com duração de sensivelmente 2 horas, abordaram temas essenciais como a avaliação da vítima, desobstrução da via aérea, a colocação da vítima em Posição Lateral de Segurança e o algoritmo de suporte básico de vida. A componente prática permitiu aos presentes experimentar as técnicas num cenário simulado, reforçando a importância do treino regular neste padrão de ocorrências.
Este tipo de atividades reforça a formação continua dos Oficiais, Sargentos, Praças e Civis do Regimento para uma temática sensível, consolidando conhecimentos indispensáveis para garantir a rápida e eficaz atuação em situações de emergência.