O Grupo de Artilharia de Campanha 15.5 Autopropulsionado da Brigada Mecanizada (GAC 15.5 AP/BrigMec) integrou o Exercício “ORION 21”, que decorreu de 09 a 13 de maio de 2021 no Campo Militar de Santa Margarida. De 09 a 11 decorreu em modo de Field Training Exercise (FTX) e de 12 a 13 em modo Life Fire Exercise (LFX), e teve como finalidade treinar e preparar Forças do Exército, com ênfase nas que se encontram em prontidão, no âmbito dos compromissos internacionais com a NATO e a União Europeia, com um cenário de uma Operação Retrógrada. Além do GAC 15.5 AP, a BrigMec participou com o seu Posto de Comando (PC) e a Task Force ALFA (TF ALFA) a dois Subagrupamentos, um com base no Grupo de Carros de Combate, e um segundo constituído por forças da Brigada de Infantaria Mecanizada “Extremadura XI do Exército de Espanha, contou ainda com a participação com duas secções da Bateria Antiaérea em apoio da TF ALFA. A Brigada de Intervenção participou com forças que constituem a Very High Readiness Joint Task Force 22 (VJTF22) à base do seu 1º Batalhão de Infantaria e com forças do Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1. A Brigada de Reação Rápida participou com a Componente Terrestre da Força de Reação Imediata, a Special Operations Task Unit e a Bateria de Artilharia de Campanha 10.5 Rebocada do GAC que integra a European Land Rapid Response 21 (EU-LRR21).
O GAC 15.5 AP integrou o exercício com o seu PC, com duas Equipas de Apoio de Fogos, uma no PC da Brigada e outra na TF ALFA, a 2ª Bateria de bocas de fogo (2Btrbf) , constituída por quatro Secções de Obus AP M109A5 155mm e restantes meios orgânicos, e os meios proporcionais da Bateria de Comando e Serviços, perfazendo um total de 70 militares, dos quais 13 Oficiais, 18 Sargentos, 39 Praças e 14 viaturas.
No segundo dia do LFX decorreu o High Visibility Event, que contou com a presença da Exma. Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Doutora Catarina Sarmento Castro e Sua Excelência o Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca.
A participação no LFX pela 2Btrbf teve por finalidade treinar as Técnicas, Táticas e Procedimentos inerentes à atuação de uma Btrbf, para manter as qualificações das guarnições das Secções de Obuses e treinar o tiro real de Obus AP M109A5 155mm, tendo disparado um total de 33 munições, das quais seis de fumos.
É incontornável referir de que o Exercício “ORION 21” teve este ano um figurino diferente, naturalmente moldado pelas condições epidemiológicas em que vivemos, para as quais o GAC 15.5 AP/BrigMec adotou um conjunto de medidas preventivas para mitigar as possibilidades de contágio na Força.