O Regimento de Artilharia Antiaérea N.º 1 (RAAA1), através Bateria de Artilharia Antiaérea da Brigada de Reação Rápida (BtrAAA/BrigRR), participou, no período de 15 a 25 de fevereiro, no exercício REAL THAW16.
Este exercício foi constituído em duas fases: Na primeira, que decorreu no período de 15 a 19 de fevereiro, no Regimento de Infantaria N.º 1, em Beja, a BtrAAA/BrigRR participou no exercício HIMBA 2016, integrando-se no 1º Batalhão Infantaria Paraquedista (1BIPARA), num exercício que teve também a participação de uma Força de Operações Especiais, de uma equipa da Companhia de Percursores e de uma equipa EOD. O exercício HIMBA 2016 teve como objetivo o emprego de forças conjuntas e combinadas em missões de caráter aeroterrestre, no âmbito de uma Operação de Evacuação de Não-Combatentes (NEO), conduzida numa região com características semelhantes ao território de África. Neste âmbito, a BtrAAA/BrigRR efetuou um Salto de Abertura Automática (SAA) tático noturno, com posterior reorganização no terreno e marcha para o contacto, juntamente com as forças do 1BIPARA.
Na segunda fase, que decorreu no período de 22 a 25 de fevereiro, a BtrAAA/BrigRR manteve-se em preparação para a execução de SAA, tendo efetuado uma sessão de SAA em 25 de fevereiro de 2016. Neste âmbito, a BtrAAA/BrigRR participou no “MASS DROP”, na região de Alter do Chão, juntamente com forças do 1º e 2º BIPARA, entre outras forças, com a presença de militares paraquedistas dos Exércitos norte-americano e holandês. Participaram nesta missão 03 aeronaves C-130, entre as quais uma aeronave americana e uma holandesa, e um C-295 português.
Das forças pertencentes ao RAAA1, através da BtrAAA/BriRR, participaram cerca de 14 militares na primeira fase do exercício REAL THAW, em Beja, e 08 na segunda fase, em Alter do Chão.