Em 15 de janeiro de 2020 teve lugar no Regimento de Artilharia N. º 4 (RA4), na cidade de Leiria, a cerimónia de Tomada de Posse do Comandante do Grupo de Artilharia de Campanha 10,5 Rebocado, Tenente-Coronel de Artilharia Homero Gomes Abrunhosa.
A cerimónia foi presidida pelo Comandante do Regimento, por delegação do Exmo. Comandante da Brigada de Reação Rápida, e ficou marcada por vários momentos de simbolismo e solenidade, como a “imposição” do escudo de armas da Unidade, e a entrega do guião do Grupo de Artilharia como materialização pública do mais elevado significado de responsabilização do recém-empossado Comandante.
Nas suas primeiras palavras ao Comando do Regimento, e em particular aos seus comandados, o Tenente-Coronel de Artilharia Gomes Abrunhosa enfatizou o sentido de continuidade e a consolidação dos passos já efetuados como o alicerce para não prescindir na atenção no que de mais importante temos na Instituição, as Mulheres e os Homens que hoje estão ao serviço, porque na realidade, no seu discurso direto: “Somos nós que fazemos o destino”, deixando igualmente registo da consciência do elevado nível de responsabilidade que lhe cabe, assim como o alcance dos desafios a enfrentar, que assume responsavelmente, com confiança, dedicação, humildade e honra, certo que a coesão e entreajuda, serão incontornáveis para ultrapassar as adversidades dos tempos presentes.
O Tenente-Coronel Gomes Abrunhosa nasceu em Luanda, Angola em 27 de maio de 1972, concluiu o Curso da Academia Militar em 1995, e da sua formação mais recente constam os cursos de Estado-Maior Conjunto, e de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro, tendo iniciado a sua carreira no Regimento de Artilharia N.º 5, em Vila Nova de Gaia, e desempenhava atualmente o cargo de Adjunto do Tenente-General Ajudante-General do Exército, no Comando de Pessoal, na cidade do Porto, onde reside. Externamente integrou uma Força Nacional Destacada em Timor-Leste, três Military Liaision and Observer Team na Macedónia e Afeganistão, e um Projeto de Cooperação Militar em Angola, tendo sido promovido ao atual posto a 01 de janeiro de 2015.