Em 24 de setembro de 2020 tomou posse, como Comandante da Companhia de Sistemas de Vigilância (CSV), a Capitão de Artilharia Marisa Figueiredo Cardoso. Depois de lido o artigo da Ordem de Serviço do Regimento de Artilharia N. º5, onde foi publicada a nomeação da nova Comandante da CSV pelo Adjunto da Companhia, em suplência, foi lida a síntese biográfica da nossa Capitão.
A Capitão Cardoso tomou a palavra referindo a honra, orgulho e o privilégio de lhe ter sido cometida a missão de comandar a Companhia de Sistemas de Vigilância, tendo consciência da enorme responsabilidade de preservar, continuar e, se possível, melhorar o desempenho e o contributo da CSV no âmbito do RA5, mas também do Agrupamento ISTAR (Intelligence, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaissance).
Realçou a importância da colaboração e esforço de todos para que a Companhia continue a cumprir com êxito as missões que lhe forem atribuídas, nomeadamente a garantia da prontidão da nova capacidade Mini-UAV Raven, que se tem revelado como fundamental para providenciar informações em tempo real aos militares que se encontram no Teatro de Operações da República Centro Africana e ainda a preparação do módulo ANTPQ-36 para integrar a NATO Readiness Initiative a partir de Janeiro de 2021.
A terminar, foi feita referência à implementação do Centro de Conhecimento de Unmanned Air Systems (UAS) no RA5, que terá como objetivos o apoio ao Exército na supervisão da elaboração dos diversos processos de aeronavegabilidade das aeronaves não tripuladas, constituir-se como Organização de Formação Certificada pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) para formar os militares do Exército Português em Formação Geral Aeronáutica, e ainda a produção de Doutrina Nacional e Doutrina NATO no que concerne aos UAS.