No período que decorreu entre 18 de julho e 15 de outubro do corrente ano, o Exército, no caso através do Regimento de Artilharia N.º 4, deu corpo, por mais um ano, ao cumprimento do protocolo FAUNOS que materializa uma parceria de colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, no patrulhamento e vigilância de áreas específicas do território nacional.
O Regimento mobilizou, por norma, duas patrulhas diárias, constituídas por Oficial ou Sargento e Praça Condutor Militar, e as áreas de execução do protocolo integram os distritos de Coimbra e de Leiria.
Para os militares do Regimento empenhados o cumprimento desta missão contabilizou um total de 140 dias, fins-de-semana incluídos, 22 223 quilómetros de itinerários percorridos, e 556 horas de dedicação em prol da segurança dos portugueses e conservação das florestas.
No decorrer das ações de patrulhamento e vigilância os militares do Regimento interagiram igualmente com a população com vista à sensibilização para a adoção de boas práticas em benefício da Natureza e da Floresta, além da colaboração na desobstrução da via ou no socorro a viatura acidentada.