O exercício setorial do Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAA) da Brigada de Intervenção (BrigInt), “NEPTUNO 24”, teve como foco o planeamento e exercício do Comando e Controlo (C2) das diversas Subunidades de Artilharia Antiaérea (AAA) dos Elementos da Componente Operacional do Sistema de Forças do Exército (ECOSF), para efeitos de defesa de pontos e áreas sensíveis em Território Nacional (TN), num cenário em tempo de Paz com incremento de ameaças que ditaram a necessidade de proteção Antiaérea dos referidos pontos e áreas sensíveis.
Como Audiência Primária de Treino (APT), integraram o exercício o Estado-Maior (EM) do GAAA/RAAA1, o Sistema Integrado de Comando e Controlo de Artilharia Antiaérea (SICCA3)/GAAA e a 1ª Bateria de Artilharia Antiaérea (1BtrAAA)/GAAA. Associaram-se ao exercício, como Audiências Secundárias de Treino (AST), a Bateria de Artilharia Antiaérea da Brigada Mecanizada (BtrAAA/BrigMec), bem como as Secções de Ligação de Defesa Aérea e Pelotões de Artilharia Antiaérea dos Batalhões de Infantaria das Zonas Militares dos Açores e da Madeira.
O exercício consistiu na forma de Live Exercise, desenvolvendo-se em duas fases: Inicialmente, de 02 a 06Set24, compreendeu um Academics e Battle Staff Training (BST) e no período de 16 a 20Set24, foi realizado um Field Training Exercise (FTX), com Subunidades de AAA no terreno.
A fase I decorreu presencialmente em QUELUZ, sendo a fase II realizada na Região de VENDAS NOVAS e MONTEMOR-O-NOVO para a APT e as AST realizaram o FTX nas respetivas áreas de treino.