O Grupo de Artilharia de Campanha 15.5 Autopropulsionado da Brigada Mecanizada (GAC 15.5 AP/BrigMec) participou na Cerimónia Militar comemorativa do Dia das Operações de Paz e Humanitárias – “Capacetes Azuis”, que decorreu no dia 29 de maio de 2021 junto ao Monumento às Operações de Paz e Humanitárias no Forte do Bom Sucesso, em Belém, sendo presidida por Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, o Professor Doutor João Gomes Cravinho.
O GAC 15.5 AP garantiu o Comando da Guarda de Honra e um Pelotão, e ainda a Praça para a Escolta ao Estandarte Nacional. Integraram ainda a Força, um pelotão da Marinha e um da Força Aérea.
O Dia Internacional dos Capacetes Azuis foi instituído pelas Nações Unidas, constituindo-se como uma oportunidade para prestar homenagem a todos os elementos que, nos mais variados quadrantes geográficos, e das mais variadas origem, integraram, ao longo das últimas sete décadas, forças de manutenção da paz da Organização das Nações Unidas (ONU), dando, desta forma, cumprimento ao desiderato último da referida Organização Internacional – “unir forças para manter a paz e segurança internacional”.
Em Portugal, esta cerimónia foi instituída em 2018, por decisão do Exmo. Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, com o intuito de passar publicamente a homenagear todos os homens e mulheres que, ao serviço da ONU, integraram e integram diversas missões para restaurar e manter a paz em zonas de conflito, em especial a todos aqueles que no decorrer dessas missões tombaram ao serviço da paz e da Pátria.