Uma delegação do Regimento de Artilharia N.º 5 (RA5), constituída por um Capitão e um Sargento-Ajudante do Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) da Brigada de Intervenção (BrigInt), visitaram de 22 a 26 de novembro de 2021, o exercício de simulação de Artilharia de Campanha (AC) da Brigada Ligeira Aerotransportada (BRILAT), que decorreu no “Centro Artillero de Simulacion” do Exército de Espanha, localizado na Academia de Artilharia na cidade de Segóvia.
Neste exercício foi possível visualizar toda a simulação na AC, especificamente uma sequência no apoio de fogos, através do Sistema Automático de Comando e Controlo TALOS, de uma unidade escalão Brigada. Salienta-se a importância deste Sistema Automático de Comando e Controlo, que entrou ao serviço no Exército Espanhol no ano de 2006 e permite conduzir as sessões de fogos reais, bem como efetuar exercícios do tipo CAX, CPX e FTX. A vantagem preponderante do Sistema TALOS, que tem sofrido atualizações ao longo dos anos, consiste em diminuir o tempo de resposta das Unidades de Tiro, bem como reduzir a possibilidade de erros humanos.
A visita a este exercício permitiu o intercâmbio de experiência entre os militares envolvidos e analisar as potencialidades e oportunidades que este Centro de simulação de AC permite aos militares que nele treinam, de forma continuada e rotineira.