Inserida nas comemorações do 27º aniversário do Quartel da Artilharia da Brigada Mecanizada (BrigMec), decorreu em 21 de outubro de 2021, no Auditório do Grupo de Artilharia de Campanha 15.5 Autopropulsionado (GAC 15.5 AP), a apresentação da Publicação Técnica do Exército (PTE) 245-02 Avaliação da Bateria de Bocas de Fogo Autopropulsionada (Btrbf AP). Na apresentação estiveram presentes o Exmo. Comandante da BrigMec, Brigadeiro General Sérgio Augusto Valente Marques, bem como, toda a estrutura de Comando e Estado-Maior da Brigada, e todos os Comandantes das suas Unidades.
No sentido de criar uma base doutrinária para a avaliação de uma Btrbf AP, em abril de 2021 o GAC 15.5 AP apresentou uma proposta de elaboração de uma PTE com essa finalidade, a qual recebeu a aprovação do Comando do Exército, tendo a unidade criado um grupo de trabalho para esse efeito. A PTE 245-02 Avaliação da Btrbf AP tem como finalidade providenciar linhas de orientação para a avaliação da Unidade básica de tiro da Artilharia de Campanha, a Bateria de Bocas de Fogo, nomeadamente dos elementos que materializam a operacionalização do Apoio de Fogos e de uma Btrbf AP: a Secção de Obus AP M109A5 155mm; o Posto Central de Tiro; e as Equipas de Observação Avançada.
Esta publicação encontra-se estruturada em quatro capítulos, nos quais são abordados conceitos teóricos enquadrantes fundamentais para a sustentação doutrinária de toda a publicação. Inclui ainda uma estrutura padronizada, com o intuito de ser conduzida uma abordagem progressiva e delimitada no planeamento e execução do treino destes órgãos, por forma a auxiliar os comandantes na avaliação da execução das diferentes tarefas críticas.
Com a aprovação desta PTE, contribui-se decisivamente para o acervo doutrinário do Exército, no que à área da formação e treino da Artilharia Autopropulsionada diz respeito, numa publicação que se constitui como ferramenta essencial para a avaliação, e consequente certificação, de todo o processo e ciclo de treino operacional do GAC 15.5 AP.