O Grupo de Artilharia de Campanha da Brigada de Intervenção (GAC/BrigInt) realizou o exercício de campo e de fogos reais (FTX/LFX) URANO 16-3, de 07 a 11 de março de 2016, na região de Vendas Novas, executando uma sessão de fogos reais no Polígono de Tiro do Regimento de Artilharia N.º 5.
Este exercício teve como objetivo exercitar os procedimentos táticos e técnicos do GAC/BrigInt, na execução de fogos reais de Artilharia de Campanha (AC) a fim de contribuir para a manutenção das capacidades operacionais do GAC. Durante o exercício a 2.ª Bateria de Bocas-de-Fogo, além da sessão de fogos reais, efetuou a ocupação tática de várias posições de artilharia. A Bateria de Comando e Serviços montou a área de apoio de serviços, o posto de comando do GAC e efetuou a ocupação de posições pelos sensores do seu Pelotão de Aquisição de Objetivos.
Com o conjunto de atividades desenvolvidas no exercício URANO 16-3 (FTX/LFX), pretendeu-se criar as condições para a execução do planeamento de Apoio de Fogos, tendo como base o tema tático utilizado pela BrigInt nos exercícios da série DRAGÃO.
O exercício URANO 16-3 (FTX/LFX) contou com a participação total de 160 militares, designadamente: 13 Oficiais, 25 Sargentos e 122 Praças. Em termos de recursos materiais estiveram envolvidos 6 secções de obuses M114A1 155mm, 11 viaturas pesadas, 5 viaturas médias, 1 auto-maca tática e 7 viaturas ligeiras.