No âmbito da 12ª Edição do Dia da Defesa Nacional (DDN), o qual se encontra a decorrer no Regimento de Artilharia Antiaérea N.º 1 (RAAA1) desde 18 de janeiro, o Regimento tem recebido diariamente jovens cidadãos dos Concelhos da Amadora, Cascais, Oeiras e de Sintra.
No entanto, no dia 30 de março, o RAAA1 teve uma presença especial entre os jovens cidadãos do DDN. A cumprir este dever, encontrava-se a Infanta de Portugal, Dona Maria Francisca Isabel de Bragança, filha do Chefe da Casa Real Portuguesa, Senhor Dom Duarte de Bragança, e da Senhora Dona Isabel de Bragança.
Após ter assistido ao DDN, a Infanta Dona Maria Francisca Isabel de Bragança foi recebida pelo Exmo. Comandante do RAAA1, Coronel de Artilharia Costa dos Reis, o qual manifestou a honra em receber os jovens do DDN no seu Regimento, e em especial, esta nobre visita que, por razões familiares, está de certa forma ligada à história do RAAA1.
O RAAA1 atualmente instalado no “Palacete da Arcada”, mandado construir por D. João VI, servia na altura de quartel para a guarda real do reino que, à época, fazia do Palácio de Queluz a sua residência de recreio. D. João VI, de seu nome, João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís António Domingos Rafael de Bragança, foi por sua vez o 21º Duque de Bragança.
Outro marco histórico que liga o Regimento à dinastia de Bragança é o facto de o Infante D. Afonso – Afonso de Bragança -, ter comandado o Grupo de Baterias a Cavalo, sediada no quartel a 1895.
Da passagem pelo Regimento, para além do DDN vivenciado com emoção, fica uma passagem pela Arcada Nobre do Regimento, conduzido pelo Comandante, e a assinatura do livro de Honra do RAAA1, no qual a Infanta Dona Maria Francisca Isabel de Bragança deixou o seu testemunho por esta ocasião.