No período 21 de março a 05 de abril decorreu no Regimento de Artilharia N.º 5 o 1.º Curso de Operador de Radar de Localização de Armas no âmbito da Pós-Formação Geral Comum de Praças do Exército, ministrado pela Companhia de Sistemas de Vigilância.
O curso teve a duração de dez dias úteis, com sessenta e três tempos de formação, tendo sido frequentado por quatro militares da Companhia de Sistemas de Vigilância.
Constituído por dois módulos, um de Tática e outro de Radar, os formandos adquiriram e desenvolveram competências em diversos itens da Artilharia de Campanha, como é exemplo a sua organização e o funcionamento da Aquisição de Objetivos.
No módulo específico de Radar, concretamente do Radar AN/TPQ-36 V8, foram abordadas a missão, as capacidades, as caraterísticas e as componentes deste sistema, bem assim como o modo de colocação em operação.
Esta formação é uma mais-valia para a Companhia de Sistemas de Vigilância, para o Regimento de Artilharia Nº 5 e para o Agrupamento ISTAR (Intelligence, Surveillance, Target Acquisition & Reconnaissance), pois permite a continuidade do conhecimento, operação, funcionamento e aplicação deste Sistema Radar no Exército Português.