No passado dia 06 de abril tiveram lugar, no concelho de Fronteira, as cerimónias militares do seiscentésimo trigésimo segundo aniversário da Batalha dos Atoleiros.
O Regimento de Artilharia N.º 5 (RA5), através da sua Bateria de Salvas, associou-se às comemorações do dia do concelho de Fronteira e do seu feriado municipal.
As comemorações tiveram início com a Romagem ao Padrão da Batalha, na Herdade dos Atoleiros, onde ocorreu a Homenagem aos Mortos e onde foram executadas as salvas regulamentares. Seguidamente a Bateria de Salvas do RA5 deslocou-se para o centro da vila de Fronteira, onde se realizou a Parada das Forças Militares e Militarizadas.
A Bateria de Salvas do RA5, equipada com Obuses 8,8 cm M/943 integrou as Forças em Parada, de que faziam também parte o Estandarte Nacional do Regimento de Cavalaria N.º 3, a Banda do Exército, um Esquadrão do RC3, um Pelotão do Esquadrão de Reconhecimento do RC3, equipado com viaturas blindadas Panhard M-11, um Pelotão de Infantaria da Guarda Nacional Republicana e um Pelotão do Corpo de Bombeiros Voluntários de Fronteira,
A cerimónia foi presidida pelo Major-General Diretor da Direção de História e Cultura Militar do Exército e contou com uma grande adesão por parte da população local.