Tendo por objetivo complementar, consolidar e validar as matérias inerentes às Unidades Curriculares M223 e M224, Sistemas de Armas de Artilharia e Tiro I e II, realizou-se uma vez mais, no Polígono de Tiro de Vendas Novas, o Exercício de Fogos Reais do 4.º Ano do Curso de Artilharia da Academia Militar.
O evento, que decorreu nos dias 03 e 04 de maio de 2016, contou com o apoio do RA 5, nos domínios da Segurança do Tiro, material M114A1, apoio logístico e transmissões, bem como da Escola das Armas, materializado num Pelotão de bocas de fogo equipado com o obus M119 105mm LG/30/98.
Coube aos alunos desempenhar as funções de OAv, Chefe do PCT, Calculador e Operador de Prancheta (planimétrico e de sítios), orgânicos de uma Btrbf, com incidência na Segurança do Tiro e na execução de Missões de Tiro de Fumos e de Regulações de Precisão.
O exercício contou ainda com a presença de uma delegação de professores e investigadores do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Coimbra e da Academia Militar, no âmbito do desenvolvimento do projeto FIREND (munição de artilharia de combate a incêndios).