Decorreu no Campo Militar de Santa Margarida, entre 14 e 20 de maio, o exercício “EFICÁCIA 16”. Este exercício, de nível exército, destinou-se prioritariamente a desenvolver a capacidade operacional das Unidades de Apoio de Fogos, constituintes da Componente Operacional do Sistema de Forças do Exército (COSFE), incluindo também meios de apoio de fogos oriundos da Marinha e da Força Aérea.
O “EFICÁCIA 16” teve como finalidade garantir a proficiência operacional do planeamento, coordenação e controlo do apoio de fogos, durante a conduta de operações terrestres, com particular enfâse para os Grupos de Artilharia de Campanha do Sistema de Forças do Exército.
Este exercício teve como audiência primária de treino o Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) da Brigada de Intervenção (BrigInt) que foi reforçado por uma Bateria de Bocas de Fogo de cada GAC da COSFE. Como audiências secundárias de treino participaram o Pelotão de Morteiros Pesados (PelMortPes) da Zona Militar da Madeira (ZMM), o PelMortPes do 2BIMec(R)/NRF2016 e o PelMortPes do AgrMec(Lag), tendo ainda participado um PelMortPes do Corpo de Fuzileiros, uma parelha de F-16 da Força Aérea Portuguesa e seis observadores de Artilharia do Exército Espanhol.
Participam no exercício 495 militares (48 oficiais, 100 sargentos e 345 praças) e mais de 100 viaturas, oriundos de várias unidades anteriormente referidas, realizando-se sessões de fogos reais nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2016. O exercício terminou com a realização do Distinguished Visitors Day (DVD), presidido pelo Exmo. Tenente-General Comandante das Forças Terrestres.