No âmbito do treino de Operações de Resposta a Crises, Não Artigo 5.º, de 17 de junho a 02 de julho de 2016, decorreu o Exercício ORION 16.
Durante o exercício, de 24 a 26 de junho a Brigada de Intervenção (BrigInt) realizou Operações de Estabilização e de 27 a 29 de junho conduziu uma Operação Defesa/Retrógrada. O exercício terminou com a realização de um Joint Combined Arms Live fire Exercise (JCALFX) no dia 02 de julho.
Para desenvolver estas operações foi empenhada a Brigada Mecanizada PANDUR (PandurMechBde), tendo organicamente um Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) com a missão assegurar o apoio de fogos contínuo e oportuno à PandurMechBde.
O GAC foi constituído por um total de 233 militares, 146 do Regimento de Artilharia N.º5 e 87 militares do GAC/BrigMec. Em termos de materiais, destaca-se a constituição de uma Bateria de Bocas-de-fogo M109 A5 155 mm do GAC/BrigMec e uma Bateria de Bocas-de-fogo M114 155 mm do GAC/BrigInt.
O GAC que foi constituído para participar no ORION 16 garantiu o apoio de fogos durante toda a operação e participou na sessão de fogos reais do JCALFX que encerrou o exercício.