De 24 a 27 de Julho de 2016 decorreu no Grupo de Artilharia de Campanha 15,5 AP (GAC 15,5 AP) a 1ª fase de upgrade do Sistema de Simulação de Observação Avançada INFRONT 2D para a versão INFRONT 3D com a instalação do hardware e software. A 2ª fase, materializada pela formação dos operadores do sistema, irá decorrer durante o próximo mês setembro.
O Simulador INFRONT é um simulador de tiro indireto de origem inglesa, baseado em computador que permite a formação inicial e avançado dos Observadores Avançados (OAv) assim como fazer a ligação aos sistemas de armas de artilharia e morteiros permitindo o treino ao nível de Posto Central de Tiro para o cálculo do tiro. Tem ainda a possibilidade de treinar os FAC (Forward Air Controllers).
Portugal adquiriu dois sistemas INFRONT à Canadian Aviation Electronics Ltd (CAE) em 1999. Um dos simuladores está instalado no GAC 15,5 AP, em Santa Margarida e o outro está instalado no Regimento de Artilharia Nº 5, em Vendas Novas.
A configuração do Simulador do GAC 15,5 AP permite treinar até 16 formandos, organizados em 8 equipas com dois elementos por equipa.
O operador do sistema para além de ter de conhecer os procedimentos de controlo de fogos indiretos, tem de frequenar o Curso de Operador de INFRONT.