O Regimento de Artilharia Antiaérea Nº.1 (RAAA1) ministrou o 5º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército (5ºCFGCPE) de 09 de maio a 01 de agosto de 2016. Assim, após 12 anos de interregno, é com profundo orgulho e enorme entusiasmo que este regimento recebeu novamente um Curso de Formação de Praças do Exército.
Este curso teve como finalidade o desenvolvimento de um conjunto de competências transversais e de competências específicas nos jovens formados. Estas competências permitem-lhes ingressar nas fileiras, e aceder a uma especialidade, prestando serviço militar em Regime de Voluntariado ou em Regime de Contrato (RV/RC) nas diversas Unidades, Estabelecimentos e Órgãos (U/E/O) do Exército Português.
O Exército emana da Nação. A opção destes jovens significa que o serviço militar não é uma atividade supérflua desprovida de razão de ser. Estes jovens que são oriundos da sociedade com a qual o Exército mantém um elo indissociável. A decisão de servir Portugal no Exército demonstra o entendimento quanto à importância vital das Forças Armadas enquanto pilar estruturante do Estado que serve.
A estrutura curricular de formação do 5ºCFGCPE abrangeu uma grande variedade de módulos de formação, como a Ordem Unida, o Socorrismo, e a Ética e Deontologia Profissional que correspondem às Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) do Catálogo Nacional de Qualificações. Foram, igualmente, ministrados os módulos de Técnica Individual de Combate, de Topografia e do Treino Físico.
A formação decorreu ao longo de doze semanas, dividida em dois períodos distintos, a Instrução Básica (IB) e a Instrução Complementar (IC), somando um total de 433 tempos de formação diurna e de 65 tempos de formação noturna, tendo sido submetidos a vários momentos de avaliação.
O 5ºCFGCPE culminou com a realização de um Exercício Final de Campo (EFC) que se realizou na 6ª Bateria da Raposa, na Fonte da Telha, e teve como finalidade adaptar e treinar os formandos às vivências, técnicas e perícias da vida em campanha, pondo em prática todos os conhecimentos apreendidos ao longo do curso num ambiente de elevado desgaste físico e psicológico.
O 5ºCFGCPE iniciou-se com 80 formandos, tendo terminado com sucesso 64 soldados. No que diz respeito ao corpo de instrutores este foi guarnecido por Oficiais, Sargentos e Praças do encargo operacional do RAAA1 que tiveram, igualmente, a oportunidade de por em prática as suas competências no domínio da formação.