No Regimento de Artilharia Antiaérea Nº 1 (RAAA1) teve início, em 10 de janeiro de 2017, a 13ª Edição do Dia da Defesa Nacional (DDN), o qual prevê durante cerca de três meses, a apresentação diária no Regimento de cidadãos provenientes dos Concelhos da Amadora, Cascais, Oeiras e de Sintra, num total estimado de cerca de 9.500 presenças.
O DDN no RAAA1 decorrerá no período de 10 de janeiro a 20 de abril de 2017, contando com a participação de uma equipa de divulgadores do Ministério da Defesa Nacional e militares do RAAA1, constituída assim por militares dos três Ramos das Forças Armadas (FFAA).
Este dever cívico que contempla um dia útil de “contacto” com as FFAA, é enquadrado pela equipa de divulgadores, desde que os jovens cidadãos se apresentam às portas do Regimento, até ao final do dia. Das atividades contempladas neste dia, destacam-se as várias apresentações ministradas no âmbito da Defesa Nacional, nomeadamente, acerca do Serviço Militar, da Defesa Nacional e Cidadania, do Papel das Forças Armadas nas áreas de Ameaças e Riscos à Segurança Nacional, Missões Internacionais, Missões de Apoio ao Desenvolvimento e Bem-Estar, Missões de Paz, Humanitárias e Cooperação Técnico-Militar.
No decorrer das atividades do DDN, cabe ao Regimento proporcionar uma componente prática, possibilitando aos jovens cidadãos o contacto com diversos equipamentos militares que equipam o RAAA1 e algumas Unidades do Exército.
As atividades do DDN no RAAA1 assumem um lugar de destaque nas tarefas do Regimento, nomeadamente no seu relacionamento com a população da região. Ciente da importância do DDN para as Forças Armadas, e para o exército em particular, o regimento empenha diariamente nesta atividade cerca de três dezenas de militares, entre os quais o Exmo. Comandante do Regimento, que todos os dias recebe pessoalmente os cidadãos do Concelho, manifestando o contributo do Regimento no âmbito da Defesa Nacional, que é um dever de todos nós.