Decorreu no período de 22 a 24 de maio de 2017, no Campo Militar de Santa Margarida, a fase Field Training Exercise (FTX) do exercício “EFICÁCIA 17, que tem por finalidade garantir a proficiência operacional no planeamento, coordenação e controlo do apoio de fogos, durante a conduta de operações terrestres. O FTX do exercício teve os seguintes objetivos de treino:
? Exercitar o Grupo de Artilharia de Campanha no planeamento, controlo e conduta das operações terrestres em ações de alta intensidade;
? Exercitar os procedimentos de planeamento, de coordenação de apoio de fogos e de emprego de diferentes meios de apoios de fogos (incluindo fogos de morteiros, aéreos ou outros);
? Exercitar a utilização da terminologia, metodologia e procedimentos de planeamento de operações em vigor na NATO;
? Exercitar os comandos das unidades orgânicas e atribuídas.
Para além dos incidentes colocados pela estrutura de controlo do exercício, durante os dias 22 e 23 de maio, as Baterias de Bocas-de-fogo, que se constituíram como audiências de treino primárias, foram submetidas a avaliação, efetuada por oficiais da Escola das Armas e da Academia Militar, tendo por base a Publicação Doutrinária do Exército (experimental) - Tarefas para Treino das Unidades de Artilharia de Campanha.
O exercício “EFICÁCIA 17” constitui-se numa excelente oportunidade de treino para as unidades de apoio de fogos, permitindo não apenas partilhar o conhecimento técnico e tático das diferentes unidades de tiro, dos sistemas de armas presentes e das equipas de observação avançada, mas, também, contribuir para o reforço da coesão das unidades de apoio de fogos.