No dia 07 de outubro, teve lugar no Regimento de Artilharia N.º 5 (RA 5) um convívio designado “Convívio Artilheiro”. Este evento teve a sua génese na vontade de alguns ex-militares que prestaram serviço na então Escola Prática de Artilharia (EPA), designadamente o Cabo-Adjunto Edson Oliveira, que liderou todo o processo conducente à sua materialização nesta data, desde a primeira hora.
Este convívio destinou-se a todos os militares e civis que prestaram ou prestam serviço nas seculares instalações da Unidade Militar sediada em Vendas Novas, independentemente da denominação EPA ou RA 5, tendo marcado presença cerca de oitenta pessoas. Naturalmente, o RA 5 acarinhou esta iniciativa, cujo programa constou de uma cerimónia em memória dos militares já falecidos, a que se seguiu uma visita à Unidade, designadamente ao Museu da EPA, Capela Real e Parques de Material de Artilharia e Aquisição de Objetivos, tendo culminado num almoço convívio.
Esta iniciativa permitiu um salutar convívio entre várias gerações, em que ficou patenteado o forte espírito de camaradagem, que é apanágio dos militares, tendo no final o Comandante do RA 5, Coronel de Artilharia Dias Martins, lançado o repto a quem congregou esforços para que tal fosse possível, que em termos futuros, este acontecimento passe a integrar a lista de eventos a ter lugar anualmente no Regimento.